Introdução - Psicologia da Educação - Presentation Transcript
Profª. Drª. Andréa Forgiarini Cechin Universidade Federal de Santa Maria afcechin@gmail.com
1 ORIGENS DA PSICOLOGIA Até o final do século XIX a Psicologia não existia como disciplina específica. emergiu de duas tradições: a filosofia e as ciências naturais. Os filósofos sempre estiveram O sucesso dessas ciências em interessados em compreender o desenvolver experimentos para significado da experiência humana e desenvolver explicações baseadas muitos conceitos básicos da no princípio da causalidade Psicologia têm sua origem na levaram a Psicologia a fazer o Filosofia. mesmo. Enquanto os filósofos do século XIX preparavam o caminho para a abordagem experimental do funcionamento da mente, os fisiologistas buscavam as mesmas respostas a partir de outro enfoque procurando compreender os mecanismos corporais que estão na base dos processos mentais. No início, a Psicologia procurou conciliar os pontos conflitantes de cada uma dessas abordagens. Com o tempo, porém, a Psicologia alcança identidade própria.
2 – HISTÓRIA DA PSICOLOGIA O primeiro indício de um campo distinto de pesquisa conhecido como Psicologia foi a adoção do método científico como um recurso para tentar resolver problemas psicológicos. Durante esse período, manifestaramse diversas indicações formais de que essa ciência começava a florescer: 1879 – Wilhelm Wundt implanta o primeiro laboratório de Psicologia do mundo. 1881 – Wundt funda a primeira revista de Psicologia dedicada principalmente a relatos experimentais. 1887 – Stanley Hall funda o American Journal of Psychology, primeira revista de Psicologia publicada nos Estados Unidos. 1892 – Foi fundada a Associação Psicológica Americana (APA) – primeira organização científica e profissional de psicólogos. 1908 – O psicólogo William McDougall definiu a Psicologia, pela primeira vez, como “ciência do comportamento”.
O que caracteriza uma ciência? Objeto de estudo específico Utilização do método científico proporciona diretrizes lógicas para avaliar a evidência e técnicas elaboradas para verificar seus princípios A Ciência (do latim scientia, conhecimento) é o conjunto de informações sobre a realidade acumuladas pelas várias gerações de investigadores depois de devidamente validadas pelo método científico. Também se designa ciência o processo de recolher e validar informações sobre a realidade.
CONCEITO DE PSICOLOGIA Origem grega LOGOS + PSIQUE= estudo acerca da alma ou espírito Ciência que estuda o comportamento e os processos mentais. Temas de interesse: o desenvolvimento, as bases fisiológicas do comportamento, a aprendizagem, a percepção, a memória, o pensamento, a linguagem, a motivação, a emoção, a inteligência, a personalidade, o comportamento anormal e seu tratamento, as influências sociais e o comportamento social.
SUBCAMPOS DA PSICOLOGIA PSICOLOGIA GERAL Busca determinar o objeto, os métodos, os princípios gerais e as ramificações da ciência. PSICOLOGIA FISIOLÓGICA Investiga o papel que eventos e estruturas fisiológicas desempenham no comportamento. PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO Estuda o desenvolvimento ontogenético, isto é, as mudanças que ocorrem no ciclo vital de um indivíduo. PSICOLOGIA JURÍDICA Aplica os conhecimentos da Psicologia no campo do Direito.
PSICOLOGIA ANIMAL OU COMPARADA Estuda o comportamento animal com objetivo de, comparandoo ao ser humano, melhor compreendêlo e, também, busca a compreensão do comportamento animal em si. PSICOLOGIA SOCIAL Investiga todas as situações em que a conduta humana é influenciada e influencia a de outras pessoas e grupos. PSICOLOGIA DIFERENCIAL Busca estabelecer as diferenças entre os indivíduos em termos de idade, classe social, raças, capacidades, sexo... Suas causas e efeitos sobre o comportamento, além de procurar criar e aperfeiçoar técnicas de mensuração das variáveis consideradas.
PSICOPATOLOGIA Preocupase com o comportamento anormal: psicoses, neuroses. PSICOLOGIA APLICADA AO TRABALHO Através de informações psicológicas é possível viabilizar uma maior rendimento no trabalho. PSICOLOGIA APLICADA À MEDICINA Auxilia os profissionais da saúde em suas tarefas de diagnóstico, tratamento e prevenção de doenças.
3 – FUNÇÕES E FINALIDADES DA PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO A Psicologia da Educação se concentra no estudo psicológico dos problemas cotidianos da educação, dos quais se derivam princípios, modelos, teorias, procedimentos de ensino e métodos práticos de instrução e avaliação, bem como métodos de pesquisa apropriados para estudar o pensamento e os processos afetivos dos estudantes e os processos cultural e socialmente complexos das escolas. Em resumo: A Psicologia da Educação estuda os processos de ensino e aprendizagem; aplica os métodos e teorias da Psicologia e também têm seus próprios métodos e teorias.
4 – ESCOLAS DE PENSAMENTO: marco de desenvolvimento da Psicologia Moderna O termo escola de pensamento referese a um grupo de psicólogos que se associam ideológica e, às vezes, geograficamente ao líder de um movimento. Geralmente os membros de uma escola trabalham em problemas comuns e compartilham uma orientação teórica ou sistemática. No curso da história da Psicologia, desenvolveramse diferentes escolas de pensamento, sendo cada qual um protesto efetivo contra o que a precedia. Cada posição procura deixar bem claro o que não é e como difere do sistema teórico antigo.
ESTRUTURALISMO O Estruturalismo é uma modalidade de pensar e um método de análise praticado nas ciências do século XX, especialmente nas áreas das humanidades. De um modo geral, o estruturalismo procura explorar as interrelações (as "estruturas") através das quais o significado é produzido dentro de uma cultura. O estruturalismo define a psicologia como ciência da consciência ou da mente, definição herdada de Wundt. Mostranos que a mente seria a soma dos processos mentais. O alemão Wilhelm Wundt foi o primeiro psicólogo a tornar a Psicologia autônoma em relação à Filosofia. Wilhelm Maximilian Wundt (1832 1920)
Wundt (18321920) e seus colegas eram chamados estruturalistas porque declaravam que as complexas experiências da mente eram verdadeiras “estruturas” construídas a partir de estados mentais simples. Trabalhavam sob a premissa de que o primeiro trabalho dos psicólogos era explorar a “estrutura” da consciência e Wundt com colegas desenvolver as leis de sua formação. Edward Titchener afirmava que cada totalidade psicológica compõese de elementos. O objetivo da psicologia seria a tarefa de descobrir quais são os elementos mentais, o conteúdo e a maneira pela qual se estrutura. Titchener afirma que, embora o sistema nervoso não seja a causa da mente, pode ser usado para explicála. Edward Titchener
Titchener considera que os elementos ou as unidades que compõem o conteúdo da mente são as sensações, as imagens, as afeições e os sentimentos. A primeira abordagem por eles adotada foi a análise introspectiva ou introspeccionismo (“olhar para dentro”). Usase a introspecção para chegar a eles, através de uma observação treinada e preparada para garantir os dois pontos essenciais de toda a observação: a atenção e o registro do fenômeno.
FUNCIONALISMO Surgiu aproximadamente 20 anos depois do Estruturalismo. A escola era formada por psicólogos que estavam descontentes com a ênfase estruturalista dos estados mentais. Em vez de perguntar “O que é consciência?” como faziam os estruturalistas, eles perguntavam: Willian James “Para que serve a consciência?”. Considera que o objetivo da Psicologia é o ajustamento do organismo às demandas do meio que vive. A Psicologia deve estudar as funções adaptativas do comportamento e dos processos mentais, e não somente sua estrutura e composição.
O principal interesse desta corrente teórica residia na utilidade dos processos mentais para o organismo, nas suas constantes tentativas de se adaptar ao meio. O ambiente é um dos fatores mais importantes no desenvolvimento. James Rowland Angell Eram chamados funcionalistas porque pretendiam estudar o modo como os indivíduos usavam a experiência mental no ajustamento ao meio. Os funcionalistas queriam saber como a mente funcionava, e não como era estruturada. Autores de destaque: Willian James, James R Angell. Procuravam concentrar seus esforços no processo de aprendizagem.
BEHAVIORISMO John Watson (1878 1958), considerado pai do Behaviorismo fazia a seguinte crítica contra o estruturalismo e o funcionalismo: Os fatos da consciência não podiam ser testados e reproduzidos por todos os observadores treinados, pois dependiam das impressões e idiossincrasias de cada pessoa. Watson tinha por objetivo fazer da psicologia uma ciência respeitável como as ciências físicas. Sentiu que os psicólogos deviam estudar comportamentos observáveis e adotar métodos objetivos. John Watson
Os primeiros comportamentalistas aceitavam as seguintes teses: 1 Os psicólogos devem estudar os eventos ambientais (estímulos) e o comportamento observável (respostas). 2 A experiência é uma influência mais importante no comportamento, nas aptidões e nos traços do que a hereditariedade. 3 A introspecção deve ser abandonada em benefício de métodos objetivos (ou seja, experimentação, observação e testes). 4 Os psicólogos devem visar à descrição, explicação, predição e controle do comportamento. 5 O comportamento de animais inferiores deve ser investigado (juntamente com o comportamento humano), pois os organismos simples são mais fáceis de estudar e compreender do que os complexos.
GESTALT O termo Gestalt em alemão significa forma, padrão, estrutura. Enquanto o comportamentalismo florescia na América, a psicologia da Gestalt crescia na Alemanha. A psicologia da Gestalt surgiu em parte como protesto contra o estruturalismo, sobretudo contra a prática de se reduzir experiências complexas a elementos simples. Os psicólogos da Gestalt acreditavam que as experiências traziam consigo uma característica de totalidade ou de estrutura.
Quantos rostos você enxerga?
O que nós vemos e percebemos está relacionado com a totalidade do campo de observação. O padrão global de uma experiência é mais importante do que suas partes na determinação do significado e mesmo em sua aparência. Kurt Lewin Líderes: Kurt Lewin, Wolfgang Kohler, Kurt Koffka e Max Wertheimer.
PSICANÁLISE Sob a liderança de Sigmund Freud (1856 1939), os psicanalistas procuraram enfatizar os processos mentais inconscientes. Freud ignorou os problemas da consciência e direcionou seus esforços na compreensão e descrição do que chamou de “O INCONSCIENTE”. Sigmund Freud Defendia que este era a primeira fonte de conflito e desordens mentais e que era impossível estudálo pelos métodos correntes de introspecção ou experimentação laboratorial.
Para estudar esses fenômenos, Freud desenvolveu a técnica da psicanálise, baseada na interpretação das “livres associações do pensamento” e na análise dos sonhos dos pacientes. O surgimento da psicanálise representou uma ruptura radical, tanto no conteúdo quanto no método. Ao longo dos anos, a abordagem psicanalítica teve uma carreira tormentosa, com muitas modificações, reunindo tanto adeptos quanto desertores.
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