Total de visualizações de página

terça-feira, 15 de março de 2011

A psicoterapia de adolescentes e adultos

É um processo com começo, meio e fim cuja finalidade é solucionar as questões e problemas trazidos pelo paciente.
Os atendimentos acontecem em sessões de 50 minutos, uma ou duas vezes por semana, dependendo das necessidades do paciente.
A duração total do processo psicoterapêutico varia de acordo com o caso, a intensidade, o comprometimento do paciente e o trabalho do terapeuta. O psicólogo é um profissional da saúde que dispõe de seus conhecimentos e técnicas psicológicas para auxiliar o paciente a entrar em contato com seus conflitos e superá-los da melhor maneira possível.
O objetivo central desse processo é melhorar a qualidade de vida do paciente.
Freqüentemente, uma pessoa procura ajuda psicológica quando ela sozinha não obteve recursos suficientes para enfrentar suas dificuldades ou resolver seus problemas de forma satisfatória, sejam estes problemas de ordem afetiva, profissional, familiar ou de relacionamento interpessoal.
Muitas vezes, a procura da ajuda do psicólogo só acontece quando já existe uma doença estabelecida que está causando transtornos na vida do paciente. Nestes casos, é comum que ele seja trazido por amigos ou parentes que estejam preocupados com seu estado psíquico.
Existem também aqueles que procuram terapia para fortalecer suas capacidades internas, desenvolver auto-estima ou promover autoconhecimento.
Seja qual for o motivo da busca pela psicoterapia, esta respeita um caminho a ser seguido que vai da primeira entrevista com o paciente à realização do chamado psicodiagnóstico (avaliação completa do estado geral do indivíduo), o tratamento propriamente dito e a alta, quando as queixas são solucionadas, os sintomas superados e o paciente pode deixar a terapia por ter agora condições de enfrentar seus problemas sozinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário