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quarta-feira, 16 de março de 2011

TESTE DE APTIDOES ESPECIFICAS – DAT.

O DAT possui duas formas, A e B. No Brasil foi publicada apenas a forma A. Elas foram desenvolvidas em 1947, tendo como objetivo fornecer um procedimento de medida das aptidões de sujeitos entre o grade 8 e 12 para fins educacionais e de orientação profissional.
O DAT foi revisto e repadronizado em 1962 (Formas L e M), em 1972 (Formas S e T), em 1980 (Formas V e VV) e em 1990 (Forma C). Essas formas, porém, ainda não estão disponíveis no Brasil.
- Conceito de Aptidão: condição ou conjunto de características indicativas da capacidade de um indivíduo para adquirir algum conhecimento específico, habilidade ou conjunto de respostas. Grosso modo, é a capacidade de aprender. Será sempre o resultado da interação entre a hereditariedade (potencialidade) e o meio (aprendizagem).
Portanto, um teste de aptidão tem como objetivo indicar a habilidade potencial de uma pessoa na realização de certo tipo especializado de atividade, dentro de um intervalo restrito de grau.
- Origens e Objetivos: Existem duas principais teorias de organização de traços: a teoria bifatorial a teoria multifatorial. A primeira (Spearman) sustenta que existe um fator geral (G) comum a todas as atividades intelectuais, e fatores específicos (e), próprios de cada atividade. A segunda (Thurstone) não admite um fator geral defende a existência de fatores primários de aptidões primárias como compreensão verbal, fluência verbal, raciocínio numérico etc. Fruto dos primeiros trabalhos de Thurstone está o DAT, um dos melhores sistemas de medida de aptidões múltiplas para uso geral, por consistir numa bateria de testes devidamente integrados entre si, e com normas de interpretação em cada teste, baseados no mesmo grupo. O DAT abrange numerosos campos de ocupação, devendo concentrar-se em alguns fatores grupais amplos, cada um dos quais é comum a muitos trabalhos. Suavalidade, no entanto, é estabelecida principalmente em função de critérios acadêmicos. Nisso, se diferencia das baterias de aptidões múltiplas para planos específicos que se caracterizam por seremválidas principalmente em função de critérios de ocupação, e por se destinarem a campos profissionais limitados. O 1° passo na construção do DAT foi decidir quais as aptidões deveriam ser medidas. Os testes deveriam ser instrumentos práticos e eficientes de prognósticos de êxito escolar e profissional e foram escolhidos mediante dados concretos e experimentais. Embora os autores tenham sido guiados na escolha dos testes pelos resultados obtidos pela pesquisa fatorial, não se utilizaram desta na construção do DAT. Em vez de buscar pureza fatorial, incluíram testes que poderiam ser fatorialmente complexos, desde que representassem áreas vocacionais ou educacionais bem reconhecidas, e que dessem resultados significativos e facilmente interpretáveis. Como foram encontradas diferenças entre os sexos em alguns testes, foram estabelecidas normas separadas para cada sexo entre os Grade 8 e 12. Percentis para os escores brutos foram estabelecidos para cada grupo de idade e série em cada teste.

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